iMPACTO ECONÔMICO
TRANSPARência internacionalTransparência Intercional
O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2020 traça um quadro sombrio no que toca ao estado da corrupção mundial. A maioria dos países progrediu pouco ou nada em quase uma década, e mais de dois terços dos países obtiveram uma pontuação abaixo de 50. Nossa análise demonstra que, além de prejudicar a resposta mundial contra a COVID-19, a corrupção contribui para uma crise contínua da democracia.
A composição do Índice de Percepção da Corrupção é feita através de 13 fontes distintas, produzidas por instituições reconhecidas internacionalmente, como o Banco Mundial e o Fórum Econômico Mundial. O IPC avalia 180 países e territórios com base nos níveis percebidos de corrupção no setor público por especialistas e empresários enquanto que 100 significa muito íntegro e 0 significa altamente corrupto.
O ano de 2020 se mostrou ser um dos piores anos da história recente, com o surgimento da pandemia global de COVID-19 e seus efeitos devastadores.
Os impactos econômicos e de saúde sobre indivíduos e comunidades no mundo todo têm sido catastróficos. Mais de 90 milhões de pessoas foram infectadas, e quase 2 milhões de pessoas perderam a vida no mundo todo.
Como foi demonstrado nesse tumultuado ano que se foi, a COVID-19 não constitui apenas uma crise econômica e de saúde, mas também uma crise de corrupção, na qual inúmeras vidas foram perdidas graças aos efeitos insidiosos da corrupção prejudicando os esforços que visavam dar uma resposta global justa e igualitária.